Escore de Cálcio Valvar Aórtico
O que é o escore de cálcio valvar aórtico?
O escore de cálcio valvar aórtico (ECVAo) é uma medida realizada por imagens de tomografia sem contraste, que quantifica a calcificação presente na válvula aórtica. É um indicador usado para avaliar a extensão e a gravidade da calcificação nas válvulas, especialmente utilizado na estenose aórtica. A calcificação é um processo degenerativo comum que ocorre com o envelhecimento, e a sua presença na válvula aórtica pode levar a um estreitamento da abertura valvar, reduzindo o fluxo sanguíneo adequado.
O escore de cálcio é calculado com base na extensão e densidade do cálcio detectado, fornecendo uma pontuação numérica que reflete a gravidade da calcificação. É utilizado como uma ferramenta complementar para a avaliação da estenose aórtica e pode fornecer informações adicionais sobre a gravidade da doença valvar, ajudando a determinar a necessidade e a abordagem.
No entanto, é importante ressaltar que o escore de cálcio valvar aórtico é apenas uma das várias informações consideradas na avaliação clínica do paciente e que a decisão de tratamento deve ser feita em conjunto com um médico especialista, levando em consideração a gravidade dos sintomas, a função cardíaca global e outras características individuais do paciente.
O diagnóstico da estenose aórtica depende do escore de cálcio?
Não, o diagnóstico de Estenose Aórtica é clinico, tendo o ecocardiograma como principal exame complementar, sendo a primeira escolha para determinar se a estenose é grave ou não. Contudo, sabe-se que 35 a 40% dos dos casos pode persistir a dúvida diagnóstica, principalmente em pacientes com estenose aórtica já com disfunção ventricular, onde pode se tratar da estenose aórtica de baixo fluxo / baixo gradiente.
Assim, diversos estudos utilizando a quantificação do escore de cálcio valvar aórtico, correlacionaram a gravidade da estenose aórtica com o grau de calcificação, demonstrando correlação positiva com ótima acurácia.
E como é feito o exame?
Assim como é feito o escore de cálcio de artérias coronárias, é realizado uma tomografia sincronizada com o eletrocardiograma, sem uso de contraste iodado e com baixa dose de radiação. Utiliza-se o método de quantificação de Agatston. Somando o valor quantificado em cada corte tomográfico, geralmente com espessura de 3mm, se obtém o escore de cálcio valvar aórtico total.
Quais os valores de corte para determinar estenose aórtica importante?
- 1200 Agatston para mulheres
- 2000 Agatston para homens
Esses valores possuem sensibilidade de 85%-90% e especificidade de 80%-84%.
O ECVAo trás mais alguma informação?
Sim, nos estudos realizados, foi um excelente preditor de evolução clínica, tendo assim utilidade na avaliação de pacientes com estenose moderada. Um ECVAo próximo aos valores de corte determinam um seguimento do paciente mais precoce, bem como servindo de alerta para orientações ao aparecimento dos sintomas da estenose aórtica para a necessidade de intervenção.
Existem diretrizes que recomendam o ECVAo?
Sim. A diretriz da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) para valvopatias, desde 2017 inclui a análise do ECVAo no algoritmo de investigação quando se trata de estenose aórtica baixo fluxo/baixo gradiente. A diretriz brasileira também usa as mesmas indicações.
Gostou? Curta e compartilhe!
- Category
- Imagem Cardiovascular, Tomografia Cardíaca